Os terceiros molares, mais conhecidos como dentes do siso, são os últimos quatro dentes permanente a nascerem. Eles costumam aparecer entre os 15 e os 20 anos, porém, em alguns casos, podem permanecer escondidos sob a gengiva.
O dentista poderá identificar a presença ou não dos dentes ocultos, por meio de uma radiografia panorâmica. Isso porque nem todo mundo tem os dentes do siso. Algumas pessoas podem ter somente alguns deles, ou não ter nenhum.
Após a avaliação, o dentista orientará o paciente sobre a necessidade ou não de extração. É possível manter os dentes do siso desde que haja espaço suficiente na boca para acomodá-los, sem causar prejuízos ao sorriso ou à saúde bucal. Nesses casos, é importantíssimo dar uma atenção especial à limpeza, pois os dentes do siso ficam em uma área difícil de alcançar durante a escovação e podem se tornar um prato cheio para as bactérias.
Quando é necessário retirar os dentes do siso?
Apenas o dentista poderá avaliar se a extração do siso é necessária, depois de pedir radiografias. Caso não haja espaço suficiente na boca para acomodá-los, eles podem ocasionar o desalinhamento dos outros dentes e alterações na mordida. Pode acontecer também de não haver a erupção do dente, ou ele nascer em um ângulo errado.
Fique atento a sintomas como dor, inclusive na mandíbula, e possíveis inflamações na gengiva. Se for necessário retirar os dentes do siso, o ideal é que a cirurgia aconteça ainda na adolescência, porque as raízes não estão completamente formadas e o tecido ao redor do dente está mais maleável, o que facilita a retirada.
As consultas periódicas ao dentista são fundamentais para que o profissional identifique se o dente está se desenvolvendo e avalie a necessidade de extração, antes mesmo de surgir qualquer incômodo ou desconforto.
Uniodonto conclui mais uma fase do projeto Propósito
A ação contou com a presença dos colaboradores e do presidente da Cooperativa. Em novembro, será realizada a quinta etapa: Revisitação e Vivência do Propósito.
AAFLAP: uma parceria do bem, do nosso Fundo de Solidariedade
Desde 2023, a Uniodonto de SJCampos realiza o repasse mensal de fórmulas infantis às crianças atendidas pela Associação de Apoio aos Fissurados Lábio-Palatais.
Dia C da Uniodonto teve ação social, palestra e alegria!
Foi realizada também a entrega de fraldas geriátricas, doadas pelos dentistas da cooperativa odontológica, por meio do seu Fundo de Solidariedade Permanente.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.