Flúor diminui a sensibilidade dos dentes
Verdade. A sensibilidade dos dentes, em geral, pode ser tratada e curada. O dentista poderá prescrever flúor em gel ou enxaguante bucal com flúor. O uso de um creme dental dessensibilizante também promete auxiliar no combate às dores nos dentes e torná-los mais resistentes.
Sempre que se trata o canal, o dente escurece
Mito. O que acontece é a perda do brilho, o que dá um aspecto mais amarelado. O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia (queda, traumatismo), mortificação pulpar antes do tratamento ou, então, por erro técnico.
Maçã: aliada contra o mau hálito
Verdade. A maçã, a cenoura, o pepino e o gengibre, são os alimentos que possuem maior ação de limpeza, pois realizam uma espécie de raspagem dos dentes. Podemos chamá-los de “alimentos detergentes”.
Bicarbonato de sódio clareia os dentes
Mito. O uso de bicarbonato não promove o clareamento dos dentes. Ao contrário, ele pode ser muito prejudicial à saúde bucal. O Bicarbonato de Sódio em pó é uma substância abrasiva, que funciona como um “esfoliante”. O uso contínuo resulta em desgaste do esmalte dos dentes provocando sensibilidade. Além disso, o produto pode alterar o pH da boca e provocar erosão ácida , que causa hipersensibilidade e deformação na estrutura e forma dos dentes.
Enxaguantes bucais substituem a escovação
Mito. Enxaguantes bucais são de extrema importância na higiene bucal, mas não substituem a escovação. Eles funcionam como um agente auxiliar, completando a higiene bucal e não a substituindo. Dependendo da composição, alguns enxaguantes só devem ser usados com indicação do dentista.
A escovação noturna é a mais importante
Verdade. A escovação noturna é a mais importante do dia, mas obviamente não deve ser a única. Escovar os dentes de noite é uma parte de higiene bucal diária que garante a prevenção de doenças bucais. Durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam.
Clareamento enfraquece os dentes
Mito. São muitos os mitos que giram em torno do clareamento dental. Este procedimento é realizado com a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações que libera oxigênio, e este altera a cor do dente. Este gel não é abrasivo e nem enfraquece os dentes. Qualquer pessoa pode ter os dentes clareados, desde que estejam íntegros (sem muitas restaurações).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.