Notícias

Ortodontia: trate o problema desde o início para impedir que se agrave no futuro

Escrito por Ana Paula Soares

09 MAR 2023 - 10H25

Você sabia que alguns problemas ortodônticos podem ter seu agravamento evitado, se tratados já na infância?

A ortodontia preventiva é direcionada às crianças em idade de crescimento, a partir de 6 anos. É nessa idade que começam a acontecer as primeiras trocas dentárias: saem os dentes de leite e nascem os permanentes, que são bem maiores. Uma avaliação do ortodontista irá verificar se as bases ósseas e os dentes que já estão na boca estão tendo um crescimento harmônico.

Quando os dentes de leite da criança estão bem juntinhos uns dos outros, os dentes permanentes acabam não tendo espaço, nascendo tortos (apinhados). O uso de aparelhos removíveis possibilita um ganho de crescimento ósseo, para que os dentes permanentes consigam vir em melhores condições.

Outros dois problemas ortodônticos que podem aparecer na infância são as mordidas aberta e cruzada. A mordida aberta se verifica quando os dentes de cima não encostam nos dentes de baixo. Isso ocorre com frequência em crianças que têm hábitos nocivos, como chupar o dedo ou chupeta, que deformam a arcada dentária. Com a pressão exercida pelo dedo ou chupeta, a parte de cima da boca cresce “levantada”, impedindo o contato entre os dentes de cima e os de baixo. Já a mordida cruzada ocorre quando a arcada inferior cresce mais do que a superior, “invertendo” a mordida.

Ambos os problemas podem ser corrigidos facilmente com o auxílio de aparelhos removíveis que, usados corretamente, trarão uma solução definitiva. Se o tratamento não for realizado na infância, pode se agravar na idade adulta, quando então a indicação costuma ser cirúrgica, já que o problema geralmente não se resolve com aparelhos fixos.

Mas, será que toda criança precisa usar aparelho ortodôntico? Não. Dependendo do caso, as orientações na consulta inicial com o ortodontista podem evitar o uso de aparelho. Mas, se for necessário usá-lo, o tratamento dura, em geral, de um ano e meio a dois anos, desde que sejam observados basicamente três aspectos: idade ideal do início do tratamento (6 a 8 anos), indicação correta do aparelho pelo especialista e colaboração do paciente e da família. O aparelho removível deve ser usado 24 horas por dia, sendo removido apenas durante as refeições.

Quer saber mais sobre ortodontia preventiva? Assista ao vídeo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.