A cárie não é a única causa de dor nos dentes. O desgaste do esmalte e a retração da gengiva também podem causar hipersensibilidade e desconforto em determinadas situações. Nesses casos, geralmente a dor é desencadeada pela ingestão bebidas e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.
Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção, e a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.
A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos), que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, os líquidos presentes nesses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, o que causa sensibilidade.
A exposição da dentina pode ser causada por vários fatores, dentre eles:
O primeiro passo para resolver o problema de sensibilidade nos dentes é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Ele poderá aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para fortalecer o dente; prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário; ou restaurar as áreas que perderam o esmalte.
“Troca do Bem” transforma doações em ação solidária
A Uniodonto realizou, no dia 5/12, mais uma edição do Troca do Bem, iniciativa que reforça o nosso compromisso com a responsabilidade social e ambiental.
Uniodonto fortalece participação no Planejamento Estratégico
Este ano, a Uniodonto deu um passo decisivo na evolução do seu modelo de gestão. A construção do Planejamento Estratégico 2026 foi ainda mais colaborativa.
Uniodonto de SJCampos supera metas comerciais em 2025
Resultados expressivos na área Comercial foram celebrados durante a reunião de fechamento realizada em 3 de dezembro. Metas para 2026 buscam crescimento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...