Hoje existem muitos tipos de aparelhos de dente no mercado. Cada um deles deve ser utilizado com um objetivo diferente, e o ortodontista é quem deve indicar as opções para cada paciente.
Graças à tecnologia e evolução nessa área da odontologia, usar um aparelho de dente não é mais sinônimo de desconforto e dor. Além disso, existem modelos estéticos para quem não quer o sorriso metálico.
Existem modelos fixos e removíveis, com ou sem os bráquetes metálicos, e até mesmo transparentes. Confira abaixo os 5 mais comuns, para entender quais são as suas opções.
Por que utilizar um aparelho de dente?
Antes de entender os diferentes tipos de aparelhos de dente, é importante que você saiba os principais motivos que levam à recomendação de seu uso.
Dentes apinhados ou encavalados
Acontece quando os dentes se sobrepõem, o que dificulta a sua higienização. Por isso, o aparelho ajuda a ajustar a posição.
Diastema ou dentes afastados
Por outro lado, quando os dentes estão muito afastados, também é preciso utilizar o aparelho para corrigir a posição desses dentes. Essa condição acontece quando um dente é removido, quando algum dente não nasce ou quando nascem afastados um do outro.
Mordida cruzada
Pode acontecer a mordida cruzada posterior ou anterior, e o problema pode dificultar a mastigação, a fala e a respiração. Sendo, portanto, importante o uso do aparelho para fazer a correção.
Mordida aberta
Caracteriza-se quando há um espaço entre os dentes na hora da mordida. Muitas vezes esse problema acontece por conta do uso de chupeta na infância e sucção dos dedos.
Existem diversos outros motivos que levam ao uso de aparelho de dente. Por isso, é importante realizar uma consulta com o ortodontista para verificar o seu caso específico.
Os 5 tipos mais comuns de aparelho ortodôntico
1. Aparelho fixo metálico
É o tipo mais comum de aparelho de dente, com fios, bandas e bráquetes. Também é preciso utilizar borrachinhas que podem ser transparentes ou coloridas.
Este tipo de aparelho é indicado para a maioria dos desalinhamentos dentários, com um custo mais baixo do que outros tipos disponíveis no mercado. A higienização deve ser feita com muita atenção, necessitando de escovas especiais e passa-fio para limpar bem todas as superfícies dos dentes e peças do aparelho.
2. Aparelho fixo estético
Existem aparelhos estéticos de policarbonato, porcelana e safira. Os bráquetes, nesse caso, são transparentes, o que faz muitas pessoas nem perceberem o uso do aparelho.
Ainda que o custo dos aparelhos estéticos seja mais elevado, normalmente o custo-benefício vale a pena para os pacientes. Especialmente para quem preza por um aparelho de dente discreto.
3. Aparelho autoligado
É feito de metal, mas não precisa das borrachinhas coloridas como o aparelho fixo metálico. Este tipo de aparelho é mais efetivo, tornando o tratamento mais rápido.
Além disso, existe a opção de aparelho dental autoligado nos mesmos materiais do aparelho fixo estético. Assim, pode ser uma opção discreta também.
4. Alinhadores transparentes
Os alinhadores estão em alta hoje em dia, são os chamados “aparelhos invisíveis”. Estes alinhadores são modernos e confeccionados com o auxílio de softwares sob medida.
O seu uso é praticamente imperceptível, e o paciente não precisa retornar ao consultório do dentista com tanta frequência.
Outro ponto positivo é que os alinhadores são removíveis, o que facilita bastante a higienização dos dentes. Esse modelo apresenta um custo mais elevado pelo valor agregado que possui.
5. Contenção ortodôntica
Por fim, a contenção ortodôntica é o final do tratamento realizado com aparelhos tradicionais. Quando a fase de alinhamento dos dentes é finalizada, deve ser utilizada para que a posição se mantenha.
O dentista é quem vai determinar o tempo que deve ser utilizado a depender do problema que foi corrigido com o aparelho fixo.
Agora que você já sabe os tipos de aparelho de dente e os principais motivos para utilizá-los, fale com a nossa equipe para contratar um plano odontológico.
Equipes do Comercial e Atendimento ao Cliente da Uniodonto de São José dos Campos participam de treinamento pós-vendas
A Uniodonto de São José dos Campos realizou, com as equipes do Comercial e Atendimento ao Cliente, um treinamento sobre pós-vendas.
Bicampeã de skate participa de ação na Uniodonto de São José dos Campos
O objetivo foi registrar vídeos para as redes sociais mostrando os benefícios oferecidos pela cooperativa odontológica.
Projeto Acolher recebe mais uma entrega da Uniodonto
A iniciativa, apoiada pela cooperativa odontológica, tem como foco gestantes em situação de vulnerabilidade social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.