Notícias

AAFLAP: uma parceria do bem, do nosso Fundo de Solidariedade

Escrito por Ana Paula Soares

08 SET 2025 - 16H04

As crianças nascidas com fissura labiopalatina, em sua maioria, não têm condições de receber o aleitamento materno devido à dificuldade de sucção e extração do leite da mãe. Com a falta de estímulo (devido a falha na sucção), a produção do leite materno diminui gradativamente até secar completamente.

Para que não haja a perda de peso e desnutrição, que pode até levar ao óbito, é necessário o uso de fórmulas infantis. As fórmulas têm um alto custo, e o processo para recebimento via SUS é muito longo e geralmente indeferido por inúmeros motivos.

Assim, em 2023, a Uniodonto de São José dos Campos ampliou uma antiga parceria com a AAFLAP – Associação de Apoio aos Fissurados Lábio-Palatais, visando ao repasse mensal de fórmulas infantis às crianças atendidas pela instituição. A ação tem possibilitado a continuidade e evolução do tratamento necessário e, principalmente, qualidade de vida.

Sem a utilização de alimento adequado para as crianças na faixa de 0 a 02 anos de idade, que proporcione ganho de peso com qualidade, fornecendo os nutrientes necessários para esta faixa etária, dificilmente é possível realizar as cirurgias primárias (fechamento do lábio e palato).

A compra das fórmulas é viabilizada graças aos recursos do Fundo de Solidariedade Permanente da Uniodonto, criado em 2005 e mantido com doações voluntárias de seus dentistas cooperados, no valor mensal equivalente a uma consulta de emergência.

Nestes dois anos, a AAFLAP já recebeu mais de 400 latas de fórmulas infantis e materiais odontológicos, beneficiando crianças com fissura labiopalatina.

“A parceria com a Uniodonto tem sido de extrema importância e vital para as crianças nascidas com fissura labiopalatina atendidas pela AAFLAP”, afirma Graciane Paola Alves Pinto, assistente social da AAFLAP.

A preocupação da Cooperativa com o bem-estar dessas crianças vai além. O Dr. Alexandre Kodja, dentista cooperado da Uniodonto de São José dos Campos, atua como voluntário nos atendimentos odontológicos realizados pela instituição. “Acredito que o voluntariado é vocacional. Estar em contato direto com quem mais precisa exige envolvimento de coração — e é isso que sempre me conduziu nesse trabalho”, explica. “Desde o início, a Uniodonto esteve ao nosso lado, apoiando cada passo com sensibilidade e compromisso.”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.