A retração gengival ocorre quando a gengiva se desloca em direção à raiz do dente, deixando-a exposta. O dente, por sua vez, ganha uma aparência alongada.
A exposição da raiz do dente pode gerar consequências negativas, como sensibilidade (aos alimentos e bebidas geladas, quentes, doces), maior risco de desenvolver cáries, desconforto estético e, em casos avançados, até a perda do dente.
Mas por que a gengiva se retrai? Existem várias causas, como por exemplo: gengiva fina, mau posicionamento das raízes, perda óssea, escovação traumática, bruxismo (transtorno em que o indivíduo aperta e/ou range os dentes).
Se você acredita que tem retração gengival, é importante procurar um especialista em Periodontia para avaliação. O tratamento será realizado de acordo com cada caso, podendo ser desde uma mudança nos hábitos que causaram o problema, até um procedimento cirúrgico, para recobrimento das raízes. São implantados enxertos gengivais, que vão impedir que essas retrações aumentem.
Para saber mais, assista o vídeo da Dra. Juliana Plínio, periodontista da Uniodonto de São José dos Campos: Veja em nossa página
Wellness Day Bragança foi sucesso, e a Uniodonto estava lá!
Evento, promovido pela influenciadora Sttephanie Zacharias Braz, reuniu mulheres empreendedoras de Bragança para uma manhã de conexão corpo, mente e essência.
Uniodonto de São José dos Campos presente no CONARH 2025
Profissionais de Recursos Humanos e do Ceacoop acompanharam as tendências, inovações e debates que inspiram novas formas de gestão e valorização de pessoas.
Uniodonto participa de evento de lideranças cooperativistas
Objetivo foi sensibilizar sobre o novo cenário geopolítico e seus impactos e apresentara ideias de como potencializar as oportunidades e amenizar as ameaças.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.