Uniodonto

Por que há formação de tártaro nos dentes?

Escrito por Ana Paula Soares

05 JAN 2023 - 09H53 (Atualizada em 05 JAN 2023 - 10H12)

Um dos procedimentos que o dentista pode realizar quando fazemos a limpeza periódica dos dentes é a remoção do tártaro. Também conhecido como cálculo dental, o tártaro é formado pela placa bacteriana que não foi removida por meio da higiene bucal. Ele é um material duro, com tonalidade esbranquiçada ou amarelada, que se forma em diferentes partes da dentição.

As causas desse problema, portanto, incluem o processo natural de acúmulo de resíduos de alimentos nos dentes associado à higienização inadequada ou insuficiente. Como a placa bacteriana fica em contato com os minerais presentes na saliva, ela se solidifica e forma o tártaro.

O que acontece se o tártaro não for removido?

A presença do tártaro nos dentes pode trazer diversas consequências para a saúde bucal. Isso acontece porque as bactérias ali presentes se alimentam dos microrganismos existentes na cavidade oral e, com o tempo, um quadro aparentemente inofensivo pode se agravar, em alguns casos levando até mesmo à perda dentária.

Veja alguns problemas que podem ser causados pela não remoção do tártaro:

Gengivite – O acúmulo de tártaro pode alcançar a gengiva e causar uma inflamação na região, resultando na gengivite. Essa doença da gengiva se caracteriza por vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido gengival, principalmente ao escovar os dentes, usar o fio dental ou morder algo duro, como uma maçã, por exemplo.

Periodontite - As doenças periodontais são a evolução da gengivite, sendo um problema ainda mais grave e que, se não for tratado, pode levar à perda do dente. Isso acontece principalmente em casos em que a gengivite não recebe o devido tratamento ou quando a higiene oral é feita de maneira muito ineficiente, abrindo espaço para que esse tipo de problema se manifeste.

Mau hálito – Há inúmeras causas para a halitose, ou mau hálito. O tártaro é uma delas. A partir do momento em que o tártaro facilita o surgimento de doenças gengivais como a periodontite, ele também propicia a propagação do mau hálito.

Como prevenir o tártaro?

Como você viu, o tártaro no dente se forma por causa de resíduos de alimentos que se acumulam e não são retirados por meio da higienização bucal. Confira alguns hábitos importantes para manter a saúde bucal em dia.

1. Escolha uma boa escova, dando preferência às de cerdas macias, que não machucam a gengiva. Se necessário, pergunte ao seu dentista qual o tipo de escova mais adequado para você. Troque de escova a cada três meses, ou sempre que notar que as cerdas estão desgastadas.

2. Escove os dentes após cada refeição. Com um simples hábito, e que não demanda muito tempo, você consegue prevenir o tártaro e várias outras doenças bucais, como a cárie. Não esqueça de usar o fio dental. Ele é fundamental no processo de limpeza dos dentes, pois é capaz de alcançar espaços que a escova não chega. Isso ajuda a evitar a formação e o endurecimento da placa bacteriana entre os dentes.

3. Mantenha uma dieta equilibrada. Prefira alimentos mais saudáveis, que são benéficos para todo o seu organismo, inclusive a boca e os dentes. Evite alimentos ricos em açúcar ou carboidrato, pois eles favorecem a produção de placa bacteriana na região bucal.

4. Visite o dentista a cada seis meses. O acompanhamento periódico de um profissional é imprescindível para a avaliação, prevenção e diagnóstico precoce de doenças bucais.

Como tratar o tártaro?

Se o tártaro já se instalou nos seus dentes, a única maneira de removê-lo é com a ajuda de um profissional. O dentista fará a limpeza do tártaro usando curetas e ultrassom odontológico para raspar e alisar a superfície do dente. Na sequência, fará a “lavagem” dos dentes com jatos de bicarbonato de sódio, que ajudam a eliminar a placa bacteriana mais profunda. Para finalizar o procedimento, o dentista realiza um polimento e aplicação de flúor, que ajuda a fortalecer os dentes, evitando a formação de cáries e outras doenças.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Uniodonto

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.